O mundo está passando por diversas transformações políticas, econômicas e ambientais, que somadas às crises sanitárias recentes, têm despertado as pessoas em relação ao que consomem. Os consumidores estão sendo mais críticos e seletivos sobre onde, em que e como investem seu tempo, dinheiro e especialmente, saúde.
No ramo de serviços, especialmente quando falamos em alimentação e nutrição, se faz necessário ter em mente o contexto em que o nosso público está inserido.
A transformação não é homogênea, afinal, existem diversos fatores que diferenciam os grupos de consumidores, tais como: gosto, cultura, gênero, faixa etária, acesso à informação, poder aquisitivo. Mas, nesse cenário competitivo, quem se prepara e se adapta, sai na frente.
Dito isto, você, precisa estar ciente destas 3 tendências, que afetam diretamente o setor alimentício:
PERSONALIZAÇÃO | PRODUÇÃO ECOLOGICAMENTE CORRETA | TRABALHO JUSTO |
Os consumidores estão dispostos a pagar mais por soluções que se moldem às suas necessidades, alinhadas ao próprio estilo de vida, gostos particulares e cultura. | Os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto ao critério de sustentabilidade ambiental e mais da metade deles, são capazes de abandonar um produto ou serviço por falhas nesse sentido. O desperdício alimentar e a destruição ambiental não são mais aceitos tão facilmente. | Participar de iniciativas para garantir salubridade, segurança e qualidade de vida aos trabalhadores e agricultores, além de empregar métodos de inclusão e diversidade em toda a organização. |
Mas e a palavra nova, nutri, o que tem a ver com isso?
RASTREABILIDADE
O que é? Para que serve? É outra tendência?
Conceituando: A rastreabilidade é a habilidade de rastrear itens, sabendo a sua localização e histórico, desde a matéria-prima até a distribuição do produto.
Mas a tendência que está cada vez mais forte no mercado, torna esse significado ainda mais amplo, conectando e tornando viável, RESPONDER ATIVAMENTE às outras tendências.
É esse modo de trabalho e atuação que torna possível não só a logística e o controle de qualidade, no sentido estrito do termo, mas também a “prestação de contas” ou conquista dos consumidores mais exigentes e que estão dispostos a pagar um valor maior pelos produtos que se encaixam ao que seu organismo necessita, alinhados a sua saúde e mente, através dos valores prezados por esses clientes.
Vence, aquele que sabe utilizar dos seus próprios processos e informações de forma positiva, aqueles que conseguem apresentar a sua matéria-prima, parceiros, fornecedores… enfim, a sua cadeia logística e seus métodos de produção podem e devem ser utilizados para destacar e diferenciar o seu negócio.
Isso tudo se traduz através do marketing especializado e dos selos e certificados de garantia de qualidade.
Descubra como utilizar a rastreabilidade a seu favor, para vender mais qualidade e saúde, sem deixar de acompanhar as tendências do mercado.
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