Antes de conversarmos sobre como um líder pode contribuir com o bem-estar dos seus colaboradores no ambiente de trabalho, é importante definirmos o que é o bem-estar.
O conceito de bem-estar é amplo e complexo porque se entrelaça com o que chamamos de saúde, uma vez que inclui estar bem de forma física, mental e social. Porém o bem-estar vai além de suprir nossas necessidades como seres físicos e aí está a parte subjetiva: obter satisfação pessoal, ou seja, estar satisfeito com a própria vida e anseios.
Como líder, é necessário entender que não é possível controlar toda a vida dos colaboradores. Você estará fazendo um grande favor para a sua própria saúde mental e bem-estar se começar com essa compreensão.
As esferas que o empregador pode interferir na saúde de um funcionário são – um pouco – mais limitadas, mas de forma nenhuma irrelevantes. São elas: saúde social, saúde física, saúde financeira e saúde mental.
Em tempos de epidemia e isolamento social, a relação chefe-empregado, líder-equipe, colaborador-colaborador têm-se reinventado, seja por conta da inserção de novas tecnologias na rotina de trabalho, adesão ao regime híbrido de trabalho (presencial e “home office”) ou mesmo pela pressão para “recuperar” o tempo “perdido” durante o isolamento social compulsório ou reaprender formas de trabalho mais “distantes” dos clientes que podem exigir maior atenção e estresse dos funcionários.
Em qualquer tempo, a liderança influencia de forma palpável a produtividade e o bem-estar da equipe. Mas em um cenário de maior incerteza e vulnerabilidade essa influência é potencializada e pode ser um diferencial positivo ou catastrófico para a equipe.
As ações específicas para promover o bem-estar no ambiente de trabalho e mesmo no home office, variam e dependem muito do tamanho da empresa, modelo de gestão, metas de produtividade, nível atual de retenção de funcionários, nível de contato entre a própria equipe e no serviço prestado, dentre muitas outras particularidades. Mas, seguem alguns conselhos valiosos sobre liderança e bem-estar, que devem estar em sua mente de gestor e líder ao fazer planos e tomar decisões:
- Você não vai manter a saúde da empresa se não se preocupar e agir para manter a saúde dos seus funcionários;
- Como líder, você deve saber que o seu próprio bem-estar influencia diretamente o bem-estar dos seus liderados;
- Uma empresa que cuida dos seus colaboradores têm mais engajamento, lealdade e consequentemente, mais produtividade.
- Você sempre pode contratar novas pessoas, mas não pode recuperar o tempo e o dinheiro investido em capacitação e treinamento de um funcionário que foi. Invista em reter funcionários, não em substituir. É mais produtivo.
Sente que precisa capacitar-se melhor como líder ou têm interesse em oferecer um treinamento de liderança para os seus gerentes?
Entre em contato e conheça os cursos e a consultoria da Deboleto Nutri.