DESAFIOS DAS MUDANÇAS: Como lidar com as mudanças impostas ou necessárias.

Toda mudança, especialmente aquelas não planejadas por nós, geram desconforto. É normal se sentir assim e levar algum tempo para se adaptar à nova situação.

Independentemente se a mudança é imposta (exigida por terceiros) ou necessária (reconhecida e imposta por você mesmo), algumas ações e comportamentos podem te ajudar a lidar com a situação e lidar de forma mais eficiente com o processo.

Afinal, o ser humano está em constante evolução e entender isso é apenas o começo.

Os verbos da vez são: ENTENDER, ACEITAR, CRESCER.

🌱 ENTENDA a mudança e encare os fatos objetivamente. Isso pode ser difícil, mas desconsidere o emocional nesta etapa. Ex. Estamos falando do fim de um relacionamento, de uma mudança de cidade, de uma nova regra que o chefe trouxe ou você decidiu não comer mais frituras.

            Como essas mudanças impactam na sua vida?

            Vai custar mais, vai custar menos viver assim?

            Precisa acordar mais cedo ou mais tarde?

            Qual transporte precisa usar a partir de agora?

Calcule, mapeie, pergunte, ENTENDA.

🌱 ACEITE, se é clichê, é porque funciona. Esse é o momento que encaramos o nosso emocional. Quando entendemos de fato as mudanças e consequências, é menos difícil encarar o que sentimos. A intenção não é minimizar o que você sente, não é dizer que tudo é simples. A questão é que: há coisas que podemos mudar (agir sobre e causar um resultado diferente) e outras que não e está tudo bem. Esse passo exige maturidade e resolução, justo por isso ele vem depois da análise do problema.

            Se é uma mudança imposta pelo meio ou terceiros, provavelmente você não poderá evitá-la, mas pode se adaptar e fazer dela uma oportunidade a seu favor.

            Se é uma mudança que você decidiu realizar, porque enxergou essa necessidade, mas agora está sofrendo para colocar em prática. Lembre-se: Não se culpe, se planeje! Relembre os motivos, busque auxílio com pessoas que entendem das suas dificuldades ou que já conseguiram realizar a transformação que você deseja.

            Por fim, se você tem dificuldades nessa etapa, talvez até na primeira, mas não quer e/ou não pode lidar com uma mudança complexa na sua vida, busque ajuda especializada. Considere fazer terapia e entender o que está te atrapalhando nesse processo.

🌱 CRESÇA. Evolua. Cada mudança é uma oportunidade de aprender coisas novas sobre si e sobre os outros. Acredite, depois de entender e aceitar, colocar as mãos na massa se torna muito mais fácil. A maioria de nós não se empenha em algo porque não está completamente convencido da necessidade daquilo.

            É por isso que as chances de um líder que comunica o porquê de uma regra nova e os resultados que virão daquela mudança, tem infinitamente mais chances de alcançar a transformação desejada. E é assim que funcionam as mudanças que queremos em nossas vidas pessoais também.

Nem toda mudança é bem-vinda.

As piores costumam vir sem aviso e as melhores levam tempo para ser construídas e edificadas.

Mas nos dois casos, o aprendizado vem e ele é sempre bem-vindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *