Além dos desafios relacionados à saúde e à gestão pública, a pandemia impactou de forma irrevogável o mundo do trabalho e da tecnologia. Diversas empresas e outras organizações precisaram se render à tecnologia e se adaptar à nova realidade para manter-se no mercado e entregar valor para a sociedade mesmo em período de crise.
Aquilo que parecia ser uma solução temporária foi se fixando e tornando-se cada vez mais utilizado, adaptado, assim como deu espaço para diversas oportunidades de novos produtos e negócios.
Bem, esse não é um texto sobre empreendedorismo ou sobrevivência às adversidades. Ao menos, não totalmente.
Quando se trata de mudanças, elas são assim… podem ser temporárias ou não. Podem agradar, ou não. Sem dúvida, haverá pessoas que se beneficiam e pessoas mais afetadas negativamente.
Quando se trata de gestão e liderança, é necessário compreender que estamos falando de PESSOAS. Cada pessoa lida com uma nova informação, uma nova regra, um novo comportamento ou rotina de formas diferentes. O bom líder e gestor precisa estar preparado não só para se adaptar, mas principalmente, para conduzir e implementar a mudança desejada, de forma ativa.
Para que a implementação da mudança funcione, o líder deve se atentar a um conjunto de ações e comportamentos necessários para que a transformação aconteça da forma necessária. Em uma equipe de 3, 15, 50 ou mais pessoas, alguns elementos são mínimos e fundamentais para alcançar esse objetivo. Tome nota:
🔲 Analisar quais são os motivos e as consequências previsíveis daquela mudança. É fundamental considerar perdas e ganhos esperados antes de levar o plano adiante. (dependendo do tamanho da mudança considerada, pode ser interessante conversar com pessoas de confiança aqui como meio de validação e melhorias na ideia em si);
🔲 Tendo a compreensão dos “prós e contras”, é importante mesmo que seja algo simples (a depender do tamanho da equipe) traçar um plano de implementação, onde conste responsáveis, metas, mensuráveis de performance, prazos, etc.
🔲 Com os motivos claros, as consequências avaliadas e o plano de implementação em mãos, é hora de COMUNICAR a mudança. E aqui está a dica mais importante deste conteúdo: ENVOLVA AS PESSOAS NA MUDANÇA DESEJADA. Não apenas imponha a mudança e seu plano.
O plano que você fez no segundo item é apenas um artifício para ajudá-lo a estudar a mudança e se preparar para essa fase de comunicação. Quando você planeja, você pesquisa, estuda, pergunta e se prepara para ser questionado nesse momento de apresentação da proposta de mudança.
Mas não se engane, seu plano não é fixo e nem deve ser. Você, líder, precisa OUVIR O FEEDBACK da sua equipe e adaptar o plano em conjunto com eles, de forma que participem e se sintam parte dessa mudança, assumam o compromisso e a responsabilidade de fazer acontecer.
Precisa implementar uma mudança importante na sua empresa ou sente que precisa, mas não sabe qual? Consulte quem entende do assunto!
🌱 A Deboleto Nutri oferece consultoria e assessoria especializada.
Contate-nos para mais informações.
I need to to thank you for this great read!! I certainly loved every bit of it. I have got you book-marked to look at new things you postÖ
Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.