Como utilizar a AUDITORIA DE QUALIDADE de forma estratégica no Setor Alimentício

Mais do que um requisito de legislação ou documentação, a AUDITORIA DE QUALIDADE deve ser uma aliada da empresa, especialmente no setor alimentício.

Ela não é uma opção ou um diferencial, é uma necessidade para qualquer empreendedor que deseja melhorar constantemente e operar com segurança.

Existem diversas possibilidades quando se trata de auditoria: pode-se contratar uma auditoria externa ou capacitar uma equipe interna para realizar esse serviço com uma frequência pré determinada, por exemplo, de acordo com os objetivos da empresa:

🟩 Adequação para obter determinada certificação;

🟩 Manutenção e adequação de franqueados;

🟩 Validar um fornecedor;

🟩 Verificar as boas práticas de acordo com uma RDC ou legislação específica;

🟩 Checar a padronização de processos da cadeia de produção;

🟩 Verificar a implementação ou alteração de um processo específico.

Esses são os motivos mais comuns pelos quais as empresas podem contratar ou capacitar uma equipe para realizar a AUDITORIA DE QUALIDADE INTERNA ou EXTERNA. Porém, além deles, há diversos outros benefícios que devem ser observados e utilizados em todo seu potencial:

🟩 Verificação de falhas e potenciais falhas nos processos, fomentando uma cultura de melhoria contínua;

🟩 Colaboradores mais participativos, interessados e conscientes de sua responsabilidade dentro do processo de produção;

🟩 Aperfeiçoamento de processos e eficiência de planejamento de custos e estratégico;

🟩 Incentivar a adaptabilidade proativa na cultura organizacional;

🟩 Ferramenta diagnóstica da implementação de novos processos ou normas.

Apenas para citar alguns dos benefícios da auditoria de qualidade.

É necessário ainda, destacar que a participação da equipe na preparação, avaliação e correção é fundamental, com espaços de discussão e sugestões de melhoria.

Mas, ATENÇÃO! Esse ambiente positivo de inovação e construção conjunta só é possível quando há capacitação e, principalmente, transparência sobre a importância e as “consequências” da auditoria, evitando assim, passar a sensação errada de que a auditoria é um tipo de “caça às bruxas”, isso permite que a equipe não se sinta pressionada ou que veja os olhos da auditoria como inimigos, e sim, como aliados.

Quando o processo é avaliado e constantemente medido, controlado, também é mais fácil perceber as melhoras e a contribuição individual ou de cada equipe. Desta forma, os resultados de auditoria podem também fazer parte de um sistema de incentivo ou bonificação.

Neste caso, reforçamos também que não se trata de “premiar por fazer o mínimo” e sim de recompensar e incentivar a melhoria contínua e a criatividade dentro da equipe, buscando sempre o melhor meio de entregar o serviço ou produto final para o cliente em conformidade com o que é melhor para a própria empresa.

Saiba mais sobre a implementação de processos e conformidade.

🌱 Fale conosco e saiba como a Deboleto Nutri pode ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *