O cardápio faz parte do conjunto de primeiras impressões que o cliente terá do estabelecimento. O marketing pode trazê-lo ao restaurante, mas um cardápio confuso aliado a um atendimento ruim, pode levar o cliente embora antes mesmo do consumo.
O setor de serviços evoluiu e seria inocência da nossa parte, supor que apenas o produto final segura um cliente.
Em outras palavras, o sabor e o preço importam, mas, a experiência dentro do restaurante – antes, durante e depois do consumo – deve ser considerada parte da estratégia de retenção de clientes.
Tendo em mente a importância do cardápio na experiência de consumo do cliente, existem profissionais especializados em aperfeiçoar o cardápio, tornando-o mais inteligente, atrativo e, principalmente, lucrativo.
Quando se analisa um cardápio objetivando a melhoria e o aumento de rentabilidade, levam-se em conta diversos fatores de fundo e de apresentação.
Os fatores de fundo são aqueles que não aparecem no cardápio, mas influenciam sua composição e aparência. São eles:
🟩 Público-alvo do estabelecimento;
🟩 Popularidade de cada item;
🟩 Margem de lucro de cada item;
🟩 Custos financeiros, de tempo e de pessoal.
DICA DA NUTRI: Para condensar os resultados da sua análise, você pode fazer uso de ferramentas com essa finalidade, tal qual a “matriz de engenharia de cardápio”, onde os itens são classificados na matriz de acordo com a popularidade e a rentabilidade, tornando mais visual o resultado das suas análises.
Os fatores de apresentação serão pensados a partir da análise e decisão do que se mantém e do que necessita alteração:
🟢 Nova precificação (se necessário) com base nas fichas técnicas e de custo;
🟢 Eliminar itens de baixo desempenho do menu, diminuindo custos e desperdícios
🟢 Diagramação e definição de nomes dos pratos ou seções de acordo com a identidade da marca do seu estabelecimento.;
🟢 Ordem e disposição dos pratos;
🟢 Pratos que devem se destacar;
🟢 Todas as decisões relacionadas ao design do cardápio.
Lembre-se de responder às seguintes perguntas:
👉 Eu quero que meu cliente chame o garçom para tirar dúvidas sobre o cardápio, o tempo todo?
👉 Meu cliente consegue compreender as informações expostas sem auxílio?
👉 Para onde ele vai olhar primeiro?
👉 Como o cardápio facilita o pedido?
Por fim, defina uma frequência para análise e revisão do cardápio. O que é eficiente e lucrativo hoje, pode não ser em um novo contexto econômico ou de consumo.
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