Como está a GESTÃO DE RESÍDUOS do seu RESTAURANTE?

Se você, empresário, ainda não pensou nesse assunto, saiba que pode estar negligenciando uma ótima oportunidade de economia e marketing positivo para o seu restaurante.

Nosso país é um dos maiores produtores de lixo do mundo, perdendo apenas para a China e os Estados Unidos. O Brasil produz mais de 200 mil toneladas de lixo por dia e desse montante, mais da metade é lixo orgânico, que possivelmente acabará em lixões e aterros, sem o tratamento correto.

Esse lixo orgânico — composto principalmente de restos de comida de origem doméstica ou comercial — é gerado, em maioria, pelos restaurantes e outras UANs (Unidades de Alimentação e Nutrição) que não possuem uma política sólida de gestão de resíduos, prejudicando não só seus processos e lucro, mas também o meio ambiente.

E é nesse contexto, que a Política Nacional de Resíduos Sólidos criou em 2010, a Lei nº 12.305, que estabelece que esses resíduos devem ser previstos, reduzidos, se possível, reutilizados e, por fim, reciclados. Os que não podem ser reutilizados e reciclados devem ser destinados aos aterros sanitários, e se não forem, acarretam em multa de até R$2 milhões ao dono do estabelecimento comercial.

Assim, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que vem para facilitar a gestão de todos os resíduos, se mostra não apenas como uma obrigação empresarial, como uma oportunidade, afinal, além de destinar o lixo gerado de forma correta, também diminui o desperdício (aumentando a margem de lucro) e propicia marketing verde para aquele estabelecimento, pois demonstra compromisso social e ambiental.

No entanto, para se diferenciar através do PGRS, ele não pode ser um documento estático, guardado em gaveta. Afinal, existe uma série de preocupações e desafios quando se trata de Gestão de resíduos sólidos, sendo os mais comuns são:

🔴 Falta de qualificação (identificação) dos resíduos gerados;

🔴 Ausência da coleta seletiva e separação dos resíduos;

🔴 Posicionamento inadequado de lixeiras;

🔴 Funcionários não capacitados ou treinados sobre o assunto;

🔴 Desconhecimento dos próprios gestores sobre os benefícios de um PGRS.

É por esse motivo que uma consultoria especializada é a forma mais segura de construir e implementar um plano sólido e coerente com a realidade e os processos daquele restaurante. Para enfrentar esses problemas e utilizar o PGRS da forma mais eficiente — e lucrativa — para o seu restaurante.

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