A VERDADE que você precisa aceitar sobre a Comunicação Interna na Empresa

LIDERANÇA REFLETE.

Estimado líder, não busque fórmulas mágicas para o seu gerente se comunicar mais, o seu coordenador integrar perfeitamente as equipes e seus colaboradores “amarem” estar no ambiente de trabalho porque apreciam as companhias uns dos outros e pronto.

Você não vai encontrar nenhuma solução pronta que te exclui da equação.

Acredite, o caminho mais assertivo e produtivo, começa em você.

Muitos líderes pecam em priorizar a comunicação externa (função representativa do gestor) em detrimento da comunicação interna. Em outras palavras, enxergam apenas os clientes externos e parcerias como essenciais ao seu negócio. Esquecem que, com uma boa equipe, é possível recuperar clientes ou parceiros perdidos, e dificilmente você vai perdê-los em primeiro lugar… Mas uma boa equipe, sinérgica e produtiva, não se constrói com facilidade.

Abrace essa verdade: assumir sua responsabilidade na cultura de comunicação assertiva na empresa e investir na sua equipe é muito mais barato do que fazer diversos processos seletivos por ano (além da capacitação, treinamento e imersão).

A assertividade tem base na CLAREZA, SEGURANÇA e por fim, RESULTADO POSITIVO da comunicação. Isso quer dizer que as pessoas entendem o que é dito, suas consequências e seu papel no que foi pedido. Partindo dessa informação, fica bem claro, porque, por mais que seja algo que começa no líder, precisa se estender para a equipe inteira para que seja efetiva.

Por esses motivos, a primeira dica é: tenha segurança no que está falando. Se necessário, estude mais, pergunte, investigue. Mas não baseie suas falas em “achismos”. Você perderá credibilidade e poderá aumentar os ruídos na comunicação, gerando diversas consequências indesejadas.

O líder que tem bons argumentos não é dependente da hierarquia para obter respeito.

Segunda dica: Vá direto ao ponto. Não fuja de conversas difíceis e necessárias. Evite o risco de interpretações equivocadas e diminua o tempo de correção. O seu colaborador ou colega não possui o poder de adivinhar o seu pensamento. Você precisa esclarecer o que está errado.

Essa dica inclui também o relacionamento entre setores. A entrega final é feita em conjunto. No fim todos fazem parte da mesma empresa. Se há algo na troca de informações entre as etapas de responsabilidade ou sugestões de melhoria de um para o outro, faça isso. Garanta um feedback construtivo. Isso economiza problemas e desgastes de relacionamento maiores no futuro.

Terceira dica: Ative a sua percepção. Observe mais. Ouça mais. 

Faça pesquisas de satisfação, crie espaços de diálogo e sugestões. Converse com as pessoas. E principalmente, use esses dados para crescer enquanto líder e ser melhor para seus colaboradores e colegas de trabalho.

Uma equipe que tem a comunicação assertiva como parte da cultura é mais motivada e dá mais resultado.

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