Já se foi há muito tempo a ideia de empreender sem responsabilidade, especialmente quando se trata de produtos alimentícios. Há regras para o produto, a qualidade, a gestão dos recursos humanos envolvidos e especialmente: O CONSUMIDOR IMPORTA. E muito.
Empreender sem planejamento, principalmente com recursos escassos, pode gerar mais custos e, no setor alimentício, isso pode ser fatal para uma marca ou um produto nascente.
Isso porque, quando se trata de alimentos, os riscos de “pecar” em qualidade podem custar uma vida, um processo e complicações que um empreendedor definitivamente não quer e NÃO PRECISA enfrentar, se tomar os cuidados certos e se preparar devidamente para produzir de forma coerente e rentável para o seu negócio, sem arriscar a qualidade e o cumprimento das normas técnicas para tal função.
Seguem 10 dicas para diminuir os riscos de desenvolver um novo produto alimentício:
- Entenda qual a motivação real para a criação do novo produto. É importante inovar em um mercado tão competitivo, mas “inovação por inovação” pode custar bem caro e não trazer os resultados esperados se não for o momento ideal para o seu negócio.
- Crie um “rascunho” do produto que deseja produzir. Não precisa bater o martelo agora, mas esse “rascunho” é importante para estudar o mercado de forma mais efetiva.
- Estude o mercado. Entenda o seu consumidor e como o novo produto será consumido, quais os produtos concorrentes e quais os itens substitutos.
- Agora que já aprimorou o seu rascunho de produto, faça uma pesquisa robusta sobre a regulação pertinente.
- Por mais cedo que pareça, tenha uma ideia clara de qual será sua primeira linha de chegada. É uma autorização específica? A contratação de um especialista? A venda de x unidades? Como você saberá que está no caminho certo?
- Faça testes de desenvolvimento. Entenda como e quanto custará em tempo e outros recursos, produzir esse novo produto. Esses testes também incluem a análise sensorial do seu produto: como cheira, como se parece, etc. O sabor é fundamental, mas lembre-se que o cliente precisa desejar o seu produto para consumí-lo e isso acontecerá com base em outros sentidos. Além é claro, da sensação total de consumir o alimento.
- Defina claramente quais os processos e tecnologias necessários. Tudo isso será importante quando for calcular custos, lucro desejado e PREÇO.
- Desenvolva embalagem e rótulos com auxílio profissional. Lembre-se que parte disso é design e parte disso é LEI. Existem informações obrigatórias para constar em um rótulo!
- Selecione seus fornecedores com atenção, isso influi totalmente no custo e qualidade do produto. Além de logística e outras questões comerciais e tributárias.
- Após seguir todas as dicas anteriores, faça a análise final de viabilidade técnica e econômica.
DICA EXTRA: Contrate uma consultoria especializada para esclarecer processos e deveres legais, bem como requisitos técnicos do seu produto!
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